O QUEBRA NOZES

Em sua 32ª edição, o maravilhoso espetáculo “O QUEBRA NOZES”, com a clássica música de Tchaikovsky, apresentado pela CISNE NEGRO CIA DE DANÇA já virou parte da programação de São Paulo. É tradição no Natal da cidade!

O espetáculo acontecerá no Teatro Alfa, de 11 a 20 de dezembro.

Ballet de 1892 foi apresentado pela primeira vez pela Cisne Negro Cia em 1983, recebendo naquele mesmo ano  o prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), como o MELHOR ESPETÁCULO DE DANÇA!

O espetáculo conta a história de Clara e seu boneco, O Quebra-Nozes, presente de seu tio, o mago Drosselmeyer, na festa de Natal que sua família proporciona. A festa é linda e contagiante, o tio Drosselmeyer enche as crianças de brinquedos misturados com magia, incluindo bonecos que ganham vida. Após presentear todas as crianças, ele traz uma caixa especial para Clara com O Quebra-Nozes. A menina adora o presente e brinca com o boneco, tentando fugir de seu irmão Fritz que, enciumado, quer tomá-lo a todo custo.

Após a festa, Clara põe seu boneco para dormir e também pega no sono. A partir daí, começa todo encanto e fantasia! Clara tem um pesadelo com muitos ratos tentando atacá-la e, repentinamente, aparece o Quebra-Nozes, quase humano, para salvá-la, acompanhado de seu exército de soldadinhos de chumbo. Após vencerem os ratos com um golpe final de sapatilha no Rei Rato, o “ex-boneco” agora com aparência humana leva Clara para uma viagem encantada, deixando-a confusa entre sonho e realidade, com direito a neve, doces, cozinheiros, chineses, árabes, russos e toda a magia que se possa imaginar.

Mas isso a maioria de vocês já sabe! A novidade é que estivemos nos ensaios e na coletiva de imprensa pra fazer fotos exclusivas pra vocês. Mostrando o esforço, as dores, e todo o processo que leva a esse espetáculo impressionante!

Vamos ver alguns detalhes? Vocês se encantarão ainda mais!

O elenco tem ensaiado pelo menos 6 horas por dia e esse espetáculo conta com mais de 100 pessoas no palco, é inacreditável como todos estão sincronizados nos mínimos detalhes.

Nesse ano, os solistas convidados serão:

Karen Mesquita e Cícero Gomes, 1ºs Solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro;

Márcia Jaqueline, 1ª Bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro;

Marcelo Gomes, Principal Dancer do American Ballet Theatre, de Nova York.

No Primeiro ato, a música alterna Interlúdios (que acompanham o desenrolar dos acontecimentos) com ritmos de Danças (valsas, galopes, marchas, tarantelas) para os números coreográficos das crianças, dos adultos, dos brinquedos mecânicos, dos ratos e fadas. Temos ainda os vestidos de gala, decoração impecável, uma árvore gigante, presentes e o que mais se possa imaginar numa linda festa de Natal. As maquiagens, ou melhor, as caracterizações, são todas feitas pela equipe do Salão Jacques Jeanine, que já é parceira do Cisne há uns 20 anos.

A protagonista, Clara, será interpretada pelas bailarinas MARIANA CAROSSA da São Paulo Companhia de Dança e também por ALICE INUY, formada pela English National Ballet School of London, ambas perfeitas para o papel.

Fritz, irmão de Clara e o boneco Quebra Nozes serão interpretados por GABRIEL FIGUEIREDO, da Escola alemã John Cranko Schule em Stuttgart e por JONAS MORAES, da Cisne Negro Cia.

O Tio/Mago Drosselmeyer, será interpretado pelo ator e cantor FELIPE CARVALHIDO, que além de tudo ainda dança!

As Crianças, Bonecas e os Anjinhos serão interpretados tanto por alunos da Escola de Ballet Cisne Negro, como também por crianças de todo o país, aprovados mediante audições, é incrível ver como elas são concentradas, sincronizadas e fofas, claro! Mas o mais impressionante é ver como conseguem ter maturidade para se adaptar ao ambiente profissional.

O Rei Rato será interpretado por ANDRÉ SANTANA, recém-chegado na Cia, contratado após as audições para participar de O Quebra Nozes.

Depois de vencer o Rei Rato, começa a fase dos reinos, para receber Clara e O Quebra Nozes, temos o Primeiro Pas de Deux da Rainha das Neves e o Príncipe das Neves.

A Rainha das Neves será interpretada por JACKELINE COUTINHO, da Cisne Negro Cia e por ALICE INUY (que também será clara), e os Príncipes serão KAUAN SOARES formado pela Miami City Ballet School, e por WESLLEY CARVALHO, que foi um dos medalhistas da Genée (competição internacional de ballet), em 2014, na Bélgica.

Flocos de Neve

Como de praxe, sincronizadíssimo. Já é de costume esperar da Cisne Negro Cia os corpos de baile lindos, né? Como eles conseguem? Será formado pelas meninas da Cisne Negro Cia, por algumas alunas da escola e também algumas meninas que passaram em audições para a temporada – o solo dos flocos será feito por JULIANA GOMES e RAQUEL RAMPAZZO, ambas da Cia.

E fechando o primeiro ato: os Anjinhos!

Como dito acima, serão interpretados por crianças tanto da escola de Ballet Cisne Negro, quanto de todo o Brasil, aprovadas por meio de audição. As coisas mais fofas do mundo!

O Segundo Ato começa com um Pas de Deux de Clara e O Quebra Nozes, um interlúdio, com as meninas da Valsa das Flores e, ainda, com a participação do Rei Rato novamente.

Clara e o Quebra-nozes chegam a Confiturembourg, o reino dos doces e confeitos. São acolhidos pela Fada Açucarada, que organiza um espetáculo coreográfico em sua homenagem. Os habitantes da cidade, originários de diversos países, apresentam aos visitantes deliciosas especiarias: o Cacau (Dança espanhola), o Café (Dança árabe) e o Chá (Dança chinesa).

Após a apresentação dos reinos, vem a dança dos cozinheiros, também com a participação de Clara. Não dá pra acreditar em todos esses movimentos com roupa de chefe de cozinha! Eles arrasam!

Logo após, vem os Espanhóis, representando o cacau, numa dança intensa e simbólica.

Em seguida, os Chineses, interpretados por dois casais que não há quem diga que não são chineses de verdade, eles até parecem ter olhos puxados mesmo, é demais!

E, então, os Russos! Os inconfundíveis Cossacos, que apresentam um vigoroso Trepak, uma dança típica russa, cheia de saltos e movimentos fortes.

Ah, as Flautas… Que coisa linda! Representam os instrumentos de sopro infantis, uma doçura só. Vale ressaltar que uma das solistas será a MARIANA PASCHOAL, de apenas 16 anos, formada pela Escola Ballet Paula Gasparini e aprovada nas audições. Promete um futuro brilhante pela frente!

Após o romantismo das Flautistas, vem a dança Árabe, interpretada por três casais, todos da Cia, uma dança com proposta mais sensual, atraente.

E enfim, a esperada Valsa das flores, corpo de baile formado por uns 8 casais, e uma das solistas será a Jackeline Coutinho (que também será rainha das neves). Corpo de Baile da Cisne Negro, não há nada menos a esperar, lindos, iguaizinhos, um encanto, a valsa das flores é realmente de chorar.

Para o final, vem o Grand Pas de Deux, que será estrelado pelos 4 solistas convidados (que falamos acima), divididos por dias, sendo:

Karen Mesquita, de 11 a 13/12

Cícero Gomes, dias 11, 12, 13, 17, 19 (17h) e 20/12

Márcia Jaqueline, de 16 a 20/12

Marcelo Gomes, dias 16, 18 e 19/12 (20h)

Após o Grand Pas vem a valsa final, Flocos e Rainha das Neves, Espanhóis, Árabes, Chineses, Russos, Flautas, nessa ordem mesmo e, finalmente, entram os solistas principais. Um legítimo Grand Finale!

De repente, Clara acorda e percebe que tudo aquilo não passou de um grande sonho… será?

É lindo, se você ainda não viu, não pode perder! E se você já viu, não pode perder também, pois tem sempre uma novidade aqui e outra ali que torna cada ano mais lindo!

Mais informações sobre o espetáculo você encontra no site da Cisne Negro Cia de Dança e também no site do Teatro Alfa!

Uma coisa muito legal e importante de dizer é que haverá uma “Apresentação Inclusiva”, que tem o apoio da Cielo, será realizada em 12 de dezembro, sábado, às 17 horas. O Teatro Alfa disponibilizará ingressos gratuitos a pessoas com deficiência e um acompanhante, mas em número limitado (veja aqui como pedir o seu).

Os ingressos estão disponíveis no INGRESSO RÁPIDO, por internet ou telefone, e também na bilheteria do teatro, mas gente: CORRAM! Porque está quase tudo lotado!!!

A partir do dia 11 postaremos também fotos dos bastidores, pra trazer pra vocês um pouquinho do que acontece por trás das coxias!

Presenças confirmadas? Vejo vocês lá! Beijo!

Laura

foto_edt-1
foto_edt-28
foto_edt-27
foto_edt-26
foto_edt-25
foto_edt-24
foto_edt-23
foto_edt-22
foto_edt-20
foto_edt-18
foto_edt-17
foto_edt-16
foto_edt-15
foto_edt-14
foto_edt-13
foto_edt-12
foto_edt-11
foto_edt-10
foto_edt-9
foto_edt-8
foto_edt-7
foto_edt-6
foto_edt-5
foto_edt-4
foto_edt-3
foto_edt-2

Deixe uma resposta