PARA COMEÇAR O BALLET ADULTO

Oi gente!

Passado o carnaval, a maioria dos brasileiros começa a computar o real início de ano, não é?

E que tal começar o ano fazendo ballet?

Esse post é dedicado à minha amigona (Fernanda Seskiene), que há muito tempo tem vontade de fazer ballet, mas nunca dá aquele start, nunca sabe por onde começar, etc. Agora vai hein? Vamos tirar algumas dúvidas recorrentes das pessoas que, como a Fernanda, têm antes de começar as aulas. Todas as pessoas mesmo, ok? Homens e mulheres, adolescentes, adultos, idosos. O ballet tem benefícios para todos de todas as idades!

Inicialmente, você precisa ESCOLHER UMA ESCOLA de ballet. Para isso, vou colocar no final (pq é grande!) uma lista com algumas escolas na cidade de São Paulo, para que vocês agendem aulas experimentais etc. Vou separar por região, mas se você quiser, te mando a planilha completa do ESTADO DE SÃO PAULO, pra você classificar seja por nome, região, whatever. Basta colocar seu e-mail aí nos comentários, ou mandar e-mail pra gente! Priorizei São Paulo apenas por morar aqui, mas se vocês quiserem posso fazer listas de outras cidades e estados do Brasil, dependendo da necessidade de vocês, ok? Qualquer dúvida ou sugestão, manda pra gente!

É MUITO importante fazer aulas experimentais em quantas escolas for possível, pra você entender como é o ritmo da escola, das aulas, se são mais livres ou mais presas a métodos, se são mais ou menos formais, se tem roupas específicas, exigências, etc. E mais, vale a pena testar os caminhos né? Algumas escolas são legais, mas muito fora de mão, outras são menos legais, mas são mais baratas ou ficam do lado da sua casa ou trabalho e, como somos adultos, temos que pensar em tudo isso, pois a grande maioria de nós trabalha no horário comercial.

Por que fazer Ballet?

O Ballet é um exercício incrível e completo, trabalha corpo e mente trazendo benefícios incalculáveis. Já postei uma vez no nosso instagram uma imagem resumindo os benefícios do ballet, mas vou citar mais alguns, já que a idéia é que você leia esse post, pegue o telefone e comece a agendar aulas… E pasmem: o ballet clássico foi considerado um dos exercícios físicos mais completos do mundo, ultrapassando a natação!

Um importante estudo da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, comparou o desempenho de membros da famosa academia Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica. Os bailarinos apresentaram melhores resultados em sete de dez medidas de condicionamento físico analisadas, principalmente nos aspectos do equilíbrio psicológico, flexibilidade e equilíbrio corporal.

Separei 10 benefícios básicos trazidos pelo ballet:

  1. Melhora a respiração;
  2. Estimula condicionamento cardiovascular (aumenta a resistência e fortalece o coração!);
  3. Melhora a postura;
  4. Aumenta e fortalece os músculos;
  5. Trabalha em todo o tempo a musculatura abdominal, diminuindo medidas (a postura do ballet é quase que um abdominal eterno);
  6. Trabalha a flexibilidade;
  7. Promove bem-estar, pois atividades feitas com música liberam mais endorfinas;
  8. Promove sua consciência corporal (te faz perceber músculos que você nao sabia que existiam);
  9. Trabalha sua agilidade e exatidão de movimentos;
  10. Melhora (e muito!) sua coordenação motora para grandes ou pequenos movimentos.

Sem contar os benefícios que esses benefícios trazem! Por exemplo, melhorar a postura imediatamente te livra de algumas dores de coluna; fortalecer músculos e melhorar a flexibilidade evitam dores de joelho e tornozelo que são causadas por deficiências de cartilagem, pois você passa a equilibrar melhor a distribuição do peso na sua forma de andar; tem também o fato de você ter muito mais consciência corporal e coordenação motora, o que melhora muito a sua percepção de pequenas lesões, pois você passa a perceber os músculos, ossos, nervos e tudo que trabalha quando você faz mínimos movimentos, sabe? Você conhece melhor o seu corpo, seus alcances e limitações, se sente mais forte e com mais disposição.

Outra coisa legal: o ballet ajuda muito na perda de peso de forma saudável, por ser um exercício extremamente funcional, aliás, varios tipos de dança ajudam na perda de peso. Sempre pensando em conjunto com uma alimentação mais saudável e consciente, né!

E também tem a questão da memória e concentração! Que, pra mim, foram os benefícios que mais percebi desde o começo! (Fora o fato de conseguiur correr mais de 5km – duas voltas no ibirapuera – conversando – pois eu era dessas super atletas que não corria nada, qualquer 1km pra mim era sofrido demais)

Tem uma coisa meio pessoal também, muitas pessoas se sentem bonitas com a roupa do ballet, gostam a sensação de estar de sapatilha, sei lá, sonhos de criança ou de adultos mesmo… e gente, trabalhar a auto-estima também conta muito né? Para muitos o ballet funciona como terapia!

Agora vamos falar do que precisamos (da parte material) para começar. Depois de conhecer as escolas, gostar, escolher, você vai precisar comprar umas coisinhas como sapatilha, collant, meia-calça E GRAMPOS! Na verdade mesmo, acho que o principal para começar é a sapatilha, o resto você pode ver como se sente melhor e escolhe uma roupa confortável… Também tem outra coisa, quando você começar a conhecer as escolas, vai ver mais ou menos como as pessoas se vestem, tem “modinhas” para cada estilo, mas o tradicional é sempre bem-vindo! E para quem quer ir já vestida (o) de bailarina (o), seguem as dicas:

Para escolher sua sapatilha meia ponta, você deve ler esse post AQUI, onde eu falei tudo sobre elas, materiais, cores e modelos. O ideal é você ir em uma loja de Ballet e PROVAR as sapatilhas, fazendo movimentos e meia ponta e flex, agacha no chão, faz aquele plié, etc., pra sentir o conforto! E também lembrar que o ideal é comprar um número maior.

GRAMPOS! Alguns grampos e uma boa xuxinha de cabelo para fazer um coque!

Daí você vai precisar de um Collant. Se for o seu primeiro collant, priorize cores e modelos mais básicos. Depois, quando você tiver vários, pode dar uma inovada nas cores.

collant

No caso dos homens ou meninos, você vai precisar de um suporte, ou não, dependendo do shorts ou calça que vai usar. Também devem provar e priorizar o conforto.

meninos quebra nozes
Meninos no ensaio de O Quebra Nozes – Cisne Negro

Essa imagem dos meninos tem vááários exemplos!

E então chega a vez das meias-calças… Para quem gosta, a meia dá aquela sensação de segurança. Não se limite nas cores por vergonha, ok? Se gosta de meia rosa, use, se gosta de meia salmon, use, se prefere as pretas, use! Só é importante ser meia calça de ballet mesmo, pois são de um material diferente. Você tem também a opção de ter uma meia conversível, ou já sem o pé, ou também as inteiras.

Pra quem quiser, também tem os demais acessórios como saias, shorts, calças ou macaquinhos, polainas, casaquinhos e etc, mas isso vai de acordo com suas necessidades e, como sempre digo: priorize seu conforto!

Alguns exemplos diversos:

IMG_2786

Se você transpira muito, é legal levar uma toalhinha de mão/rosto, pois a aula de ballet vai te fazer suar bastante! E claro, uma garrafinha de água pra não precisar sair no meio da aula para beber.

As demais necessidades vão aparecendo para cada um, e olha, essas roupas de ballet, cacarecos, “vícios”, cada um vai pegando de acordo com a moda da escola, indicação de professor etc., então vai no básico pra começar e depois investe no que você realmente gosta, até porque materiais de ballet não estão na classificação das coisas mais baratas a se comprar.

Vamos resumir essas dicas?

Dica 1: Confira os sites das escolas/estúdios de ballet e tende encontrar o dress code. (Para adultos é difícil isso acontecer, mas alguns exigem collant preto, meia rosa e sapatilha rosa – o básico – sem erros)

Dica 2: Prenda seu cabelo em um coque! (Para que ele nao fique caindo sobre os olhos ou tirando seu foco)

Dica 3: Compre meias-calças específicas em lojas de ballet. (As meias de ballet são feitas de materiais mais resistentes, são mais grossas, não vão ficar facilmente soltando fios ou desfiando)

Dica 4: Não se desespere para decorar todas as palavras do dicionário francês, é normal ficar um pouco perdida no começo, pois o ballet envolve muitos movimentos que seu corpo não está acostumado a fazer, por exemplo, usar de maneira igual esquerda e direita. (Rapidamente você começa a “pegar” as sequencias e sentir o corpo e coordenação mudando)

Dica 5: ETIQUETA: Nunca fique conversando com os colegas de classe durante a aula de ballet, isso atrapalha muito o foco e você dificilmente vai decorar as sequencias se ficar falando, fora ser um desrespeito com seu professor. E NÃO atenda ou fique falando no celular, deixe-o no silencioso dentro da bolsa, por favor!

Dica 6:Conheça bem os seus pés, preste atenção neles, mesmo nas dores que você irá sentir, pois com o tempo você passará a amá-los. (Eu sempre tive um pé horrível – PARA A VIDA NORMAL – mas para o ballet meu pé é ótimo e agora acho ele lindo! Isso é o ballet no momento terapia)

Dica 7: Alguns estúdios indicam ou até exigem tipos de sapatilhas, mas para o ballet adulto isso dificilmente acontece. Priorize seu conforto e o que favorece seu pé em beleza e liberdade de movimentos!

Dica 8: Nunca compre sapatilhas de ballet pelo “menor preço”. Nunca.

E, claro: divirta-se! O importante no ballet adulto, como em qualquer exercício físico é estar feliz, sentir prazer em ver seu corpo se mexer cada vez mais e melhor!

Espero que tenham gostado e já estejam convencidos a começar!

Curtam e compartilhem, bjs!

Laura

Agora, conforme prometido, segue a lista de algumas escolas da cidade de São Paulo separadas por zonas, os que tem site já estão com link, então basta clicar que abrirá uma tela nova e vocês já poderão ver mais informações, mas outros não tem, então vale a pena ligar se for próximo a sua casa! (também podem dar um google e achar mais informações)

Segue:

ZONA NORTE

Grupo Raça Centro de Artes

Av. Alberto Byington, 397 , Vila Maria Alta

(11) 2967-4882

Ballet Iglaci Araújo 

R.Domingos Calheiros, 150, Tucuruvi – São Paulo – SP

(11) 6204-7887

 

Eleusa Lorenzone

R Alfredo Pujol 829 – Santana

(11) 2979-5646

 

Escola de Dança Denise Guirado
Av. Engenheiro Caetano Álvares, 4245, Santana – São Paulo – SP
(11) 2236-5622

 

Studio De Dança Saltare
Rua Dom Henrique Mourão, 320 – Santana
(11) 2281-8317

 

Studio Márcia Veiga

R Ana Benvinda de Andrade 15 – Santana

 

Hellô Ballet

Avenida Santa Inês, 387 sl 3, Parque Mandaqui

(11) 2232-5609

 

Marcia Lago

Rua Ismael Neri, 286, Jd. França

(11) 2973 8827

My Ballet

Rua José de Albuquerque Medeiros, 209, Agua fria

(11) 2267-5486

Oficina Do Corpo

Rua Gracianópolis, 107 – Água Fria

(11) 2959-1857

Studio De Ballet Juliana Maciel

Rua Filomena Bochi Pili, 140, São Paulo – Freguesia do Ó

(11) 3975-2779 / 8361-5654

Studio Corpo E Dança

rua altinopolis, 333, Agua Fria

(11) 2972-1073

ZONA SUL

Milena Malzoni Escola de Dança

R. Gomes de Carvalho, 448, Vila Olímpia

(11) 3054-5275/ 3842-7735

Studio de Dança Tamara Lisa

Rua Almirante Lobo, 703, Ipiranga, São Paulo

(11) 2062 2012

 

Academia Dança e Movimento

Rua Loefgreen, 1015 (Junto a Estação Santa Cruz do Metrô)

(11) 2645-8447 / 5575-9402 / 9494-9498

 

ANACÃ

Unidade Jardins: Av. Brasil, 649

Fone: (11) 3052-0763

Unidade Pinheiros: Rua. Henrique Schaumann, 693

Fone: (11) 3085-1383

 

Ballet Art Expressão

Av. Chibaras, 266 – Moema – São Paulo

(11) 5051 2483

 

Ballet Adulto Kr

Alameda Sarutaiá, 113, Jardins

(11) 3884-4430

 

Ballet Art

Rua Bueno Brandão 382, Vl. Nova Conceição

(11) 3079-0614

 

Ballet Cia

Rua oasis, 246, jabaquara

(11) 5011-3796

 

Ballet Elza Prado

R Fradique Coutinho 1176 – Pinheiros

 

Ballet Training

Rua Deputado João Sussumu Hirata, 482/484 (antigo 120) – Morumbi

(11) 94183-1287

 

Studio de Ballet Raça

Av. Vereador José Diniz 4014, Campo Belo

(11) 5561-5561

 

Ballet Carla Perotti

Unidade Brooklin: Rua Laplace, 148, Brooklin

(11) 5093 5668

Unidade Morumbi: Av. Dr. Guilherme Dumont Villares, 2278

(11) 3501 6755

 

Central  da Dança
Av. Anapurus, 1206, Moema
(11) 5054-0363

 

Centro Integrado De Corpo E Movimento
Travessa Humberto I, 54, Vila Mariana
(11) 2369 3240

 

Company Ballet

Alameda dos Tupiniquins, 662 – Moema,

(11) 5055-7666

 

Espaço Cultural Eldorado
Av. Rebouças, 3870, 3o. piso (Shopping Eldorado), Pinheiros – São Paulo – SP
(11) 3814-8667

 

Studio Dança Mundi

Av. Ibirapuera, 3239 Cj.Sup. Moema, São Paulo/SP

11 2371 0320 / 98119 8190

 

Escola Paulista de Dança – EPDança

Av. Lavandisca, 663 A, Moema

(11) 5051-2163

 

Lucianne Murta Escola de Ballet

Unidade Morumbi – Dep. João Sussumu Hirata, 482/484

11 3501.2917

Unidade Vila Nova Conceição – Rua Baltazar da Veiga, 246

11 3842.5213

 

Movimentus Centro De Dança

R. Manuel Henrique Lopes, 33 – Pinheiros

(11) 3441-5097

 

Núcleo de Dança Stella Aguiar
Av. Jurema, 495, Moema – São Paulo – SP
(11) 5055-9908

 

Paula Castro

Unidade Morumbi: Av. Dr. Alberto de Oliveira Lima, 51

Unidade Petit: Av. Dr. Alberto de Oliveira Lima, 99

(11) 3758-0017 / 3758-0079

 

Pavilhao D

Rua Doutor Jesuíno Maciel, 252 – Campo Belo

(11) 5093-3680

 

Promenade Estúdio de Dança
R. Aracaju, 156, Higienópolis – São Paulo – SP
Tel.: (11) 3662 0415
Pulsarte

Rua Pereira Leite, 55 – Alto de Pinheiros

( 11)3482 7863 /3868 2008

 

Stagium

Rua Augusta 2985 – Sao Paulo

 

Escola de Ballet Valéria Ribeiro

R: Professora Nina Stocco, 116, Jdª Catanduva , Campo Limpo

(11) 5841 5851

 

Studio de Dança Tamara Lisa

Rua Almirante Lobo, 703, Ipiranga, São Paulo

(11) 2062 2012

 

 

Academia de Ballet Cristina Moreno

Rua João Gomes Júnior, 568, Jardim Bonfiglioli

(11) 3731-3431

Ballet Coppelia

R Macarani, 79, Bosque da Saúde

(11) 5077-2709

 

Ballet Evelyn

R 24 de Outubro, 324 – Vila Dom Pedro I

 

Ballet Ismael Guiser

Rua Artur Azevedo, 189

(11) 30880434

Cia Ballet 

R Oásis 246, Parque Jabaquara

(11) 5011-3796

Emy 32

Av. Dr. Altino Arantes 340-B, Vila Clementino

(11) 5574-5836

Espaço Ballet Carmem

Rua Apotribu, 254, Saúde – São Paulo – SP

(11) 5011-8905 / 2829-3581

Espaço de Dança Lucimara Lima

Rua Hermenegildo Martine, 45 – Campo Grande

5563-8193

Instituto Ballet Shirlei Benevides

Estrada do Campo Limpo, 5576

9 8905 4979

Estudio de dança Lamberti

Rua Arapá, 91 – Vila Mascote

(11) 5031-5450

Narcisa Coelho

R Acuti 806 – Cidade Dutra

(11) 5666-2193

Raquel Ballet

Rua Francisco Alves Quinta, 111, Morumbi

(11) 4508 8589

Renata Sanches – Ballet

R Martinho Claro, 510 – Cj Res Butantã

(11) 4562-9781

Studium Ballet E Dança

R. Décio, 130 – Saúde

(11) 5581-9222

Studio Dizioli

Av. Nossa Senhora do Sabará, 2982 – Sobre loja – Vila Arriete

(11) 2337-5441

Studio 3 – Escola de Dança

Alameda Franca, 1206, Jardins

(11) 3898-3236

ZONA LESTE

Academia de Danças Selt

R. Santa Marcelina, 936, Itaquera

(11) 6524-7360

 

Academia Ritmo Forti

R. Euclides Pacheco, 1326, Tatuapé

Tel.: (11) 6191-0462

 

Especial Academia De Ballet

Rua Apucarana, 474, Tatuapé, São Paulo

(11) 2925-0160 / 2601-8025

 

Estudio de Dança Fabiola Salatine

Rua Dom Andres Lamas, 41 Tatuapé

(11) 2295 2069

 

Phalibis Studio De Dança

R Zélia Moreira Damante, 192, Penha

(11) 3455 0415

Studio Arte Movimento
Rua Virgilio, 108 – Vila Prudente – SP
(11) 2347 0395

Adriana Assaf

Rua Emilio Mallet, nº 1440, Vila Gomes Cardim

(11) 2097-7607 /2296-5021

Ballet Adágio

Rua Cantagalo, 576, Tatuapé

(11) 2093-1924 / 3578-1924

 

Bella Dona Ballet

Avenida Sapopemba, 849 – Vila Regente Feijó

(11) 2076-0124/2738-0124

Escola De Ballet Marili Venditi

Rua Padre Benedito de Camargo, 727, Penha

(11) 2646-4408 / 2647-6183

Ritmo Espaço De Dança

Rua Elói Cerqueira, 146 – Belenzinho

(11) 3586.6657 / 3876.6057

Tania Ferreira Gasparini

R. Síria, 180, Tatuapé

(11) 2295-9470

OCA – Oficina Corpo e Arte

Rua Juventus, 797 1º Andar, Mooca

(11) 3628-0108

ZONA OESTE

Casa da Dança Tati Sanches
R. Apinágés, 253, Perdizes
(11) 3676-0089

Dança & Expressão
Rua Turiassú, 481 – Perdizes
(11) 2372-1152

Espaço de Dança
Av. Elísio Cordeiro de Siqueira, 673 – Pirituba

 

Espaço de Dança Andrei Udiloff

R. Simão Alvares, 714, Vila Madalena – São Paulo – SP
(11) 3813-6196

 

Estudio de Ballet Cisne Negro

Rua das Tabocas, Vila Madalena  55

(11) 3031-0930

 

Ballerine Ballet

Rua Antonio Beca, 75 – Vila Piauí

(11) 3438-1944

Bravo Ballet

Rua Joaquim Antunes, 668, 3° andar, Vila Madalena

(11) 3061 9524

Danz Arte Escola De Ballet

R Carlos Weber 1060 – Vila Leopoldina

Estudio Miosotis

Av. Imperatriz Leopoldina, 1571, Vl. Leopoldina

(11) 2729 2949

Siwa Ballet

R Doutor James Ferraz Alvim 239 – Vila Suzana

Zelensky Ballet

Rua Jurupité, 237, Vila Sônia

(11) 3501-3377

CENTRO

AFPESP – Escola de Ballet

Rua Venceslau Brás, 206 – Sé, São Paulo

 

Escola de Dança De São Paulo

Baixos do Viaduto do Chá, s/n, Centro

(11) 3241-5336

17 Comment

  1. Gostei do que li. As considerações , os benefícios e principalmente os incentivos para quem sempre sonhou em dançar , mas nunca se atreveu. A relação das escolas é o ‘start point’ para começar a atividade.

    1. Bom dia!
      Grata pelas informações! Excelente post!
      Poderia indicar escolas em Guarulhos?
      delnutri@yahoo.com.br

      1. Olá, Adelia!

        Não conheço presencialmente as escolas, mas sei de alguns nomes como Balloné Studio de Dança e Rita Camilo! Nunca fiz aulas lá, mas acho que são bem conhecidas!
        Beijos e boa sorte!

  2. Gostei do que li. As considerações , os benefícios e principalmente os incentivos para quem sempre sonhou em dançar , mas nunca se atreveu. A relação das escolas é o ‘starting point’ para começar a atividade.

  3. Nossa, de novo acertou em cheio! Resumiu bem tudo o que falo para minhas amigas que ainda não fazem parte do “maravilhoso mundo da dança” hAUhau <3
    Tenho mais uma dica de escola, aonde faço em Campinas a VIP-Centro de Dança, lá o foco principal é o público adulto, tanto retornando quanto iniciando pela primeira vez!
    Parabéns pelos posts de novo!

    1. Muito obrigada, Mariana! É desse feed back que precisamos! Obrigada pela dica de escola também! Sempre que tiver outras dicas e sugestões, manda pra gente! Beijo!

  4. Adorei o texto! recheado de informações e dicas de grande valia para quem está começando o Ballet!

    Voltei para o Ballet depois de adulta em 2011, e foi a melhor coisa que fiz na vida!
    Inclusive faço aula em uma das escolas da lista <3 Sou aluna da Ritmo espaço de Dança, na Zona Leste!

    Parabéns pelo post e pelo blog! Amei
    bjinhoosss

  5. Raquel Castanheira says: Responder

    Olá!
    Gostaria de uma dica de escolas de ballet em Santos. Tenho 36 anos e quero começar! Obrigada.
    Amei o post! ☺️

    1. Olá, Raquel, tudo bem? Obrigada por seu comentário!
      Vou te encaminhar umas escolas por e-mail, tá?
      Seja bem-vinda ao ballet, tenho certeza que você será MUITO FELIZ! Beijo!

  6. Olá!
    Gostaria de saber se há escolas no ABC.

    Obrigada!
    silmara.unifesp@gmail.com

  7. Adorei os benefício mas vcs sabem de alguma escola de baleet para adultos em Olímpia ?

  8. Olá. Me Empolguei com essa matéria
    Estou cansada de academia e acho o ballet lindo. Pode me dar dicas de academias em Santos? Obrigado
    Bjos

  9. Boa noite.
    Excelentes dicas.
    Quanto ao processo de seleção de bellet adulto na Escola de Dança de São Paulo, você sabe informar quais são os critérios que eles levam em consideração na seleção e sobre a carta de intenções que tem que ser apresentada?
    Obrigada

    1. Urânia, bom dia! Não sei te informar exatamente o que eles levam em consideração, pois essa informação acho que nem é divulgada. Só sei o que tem no site mesmo, mas ao que tudo indica é por sorteio, e tem também algumas ex-bailarinas que conseguem fazer aulas lá como ouvintes, apenas… Tenta ir lá conversar com alguém! Também já me inscrevi uns 2 anos seguidos e nunca fui chamada! rsrs Beijos e boa sorte! Laura

  10. carolinala maison says: Responder

    Obrigada pelas dicas….
    Entrei em contato com as escolas que sugeriu…
    As turmas adultas também se apresentam?
    É meu sonho, rs!
    Se puder me indicar uma escola que faz apresentações, agradeço.

    1. Oi Carol, tudo bem? Que bom que gostou! Turmas adultas se apresentam sim! <3
      Conheço algumas como Ballet Art, Escola Paulista de Dança, Milena Malzoni Dance Center, Anacã... Essas eu conheço e sei que tem apresentações de final de ano! Mas a maioria tem, e é uma delicia!
      Beijos!

  11. Jessica J. Silva says: Responder

    Ooi Boa tarde, se for possível, poderia me.mandar a planilha com os locais daqui de São Paulo???

    Estou tendo um pouco de dificuldade de encontrar locais mais próximos da minha região.

    E agradeço as informações 😀

    Email: Jessi.silva054@gmail.com

Deixe uma resposta