Os exercícios preparatórios de Natalie Portman para o filme Cisne Negro

Ela tinha uma dublê de corpo para algumas sequências de giro, mas 90% do que você vê na dança é ela

É fácil saber o quanto a Natalie Portman BRILHOU no filme O Cisne Negro, até porque ganhou o oscar de melhor atriz! Mas tem muito trabalho duro por trás da construção de uma bailarina profissional.

Vamos ver como foi essa preparação?

A responsável foi a Mary Helen Bowers, ex-dançarina do New York City Ballet e criadora do ballet beautiful. Ela contou detalhes da preparação de Natalie para a revista Elle norte-americana. Veja abaixo os melhores momentos da entrevista:

Mary Helen conta que Natalie Portman teve aulas de balé até os 13 anos de idade. Mas nunca tinha feito um trabalho tão focado. “Quando eu a conheci, pegamos uma sapatilha que servia e mostrei como prender a fita e o elástico. Foi estranho para ela sentir os dedos tão apertados, então começamos pelo básico e progredimos aos poucos“.

Sobre o treinamento, Criei uma versão personalizada do meu programa de fitness para balé para ela, que combina trabalho na esteira, cardio e balé. Por um lado, queríamos que ela se parecesse com as bailarinas profissionais, que têm marcas físicas características em alguns músculos, são mais magras e têm uma bela postura. Mas também queríamos ter certeza de que ela fosse capaz de se mover e dançar como uma profissional. Por isso, muitos dos exercícios tiveram um duplo objetivo. Nós trabalhamos a parte interna das coxas, para moldá-las e também para ajudá-la a ter uma quinta posição mais ajustada. Nós focamos o trabalho no abdome para deixá-lo mais definido, mas também para construir o seu centro de equilíbrio”.

Natalie era muito dedicada à preparação para este papel. Ela tinha uma dublê de corpo para algumas sequências de giro, mas 90% do que você vê na dança é ela, mesmo as de cabeça para baixo! Começamos a treinar um ano antes dos ensaios começarem. Nós nos encontrávamos cinco horas por dia, seis dias por semana. Mesmo após as filmagens começarem, nós mantmos as sessões. Nat gastava de 12 a 14 horas no set, mas nós treinávamos de manhã e à noite. Foi um momento muito intenso“.

Após o filme, saíram muitas entrevistas de Natalie Portam afirmando que nunca esteve tão forte e que nunca teve corpo melhor.

Vale ressaltar que nesse tempo de preparação e dedicação ao ballet, Natalie Portman já tinha entre 28-30 anos (porque filmes demoram anos para serem gravados), ou seja, mais uma prova de que os benefícios do ballet vêm em qualquer idade! Não precisamos necessariamente almejar ser uma ótima bailarina, fazer aulas todos os dias e treinar 5 horas seguidas, mas sim aproveitar a saúde física e mental que conseguimos com o ballet, as vezes meia hora por dia em casa, ou 15 minutos, se alongar pela manhã ou fazer uma sequência de pliés em um dia, tendus no outro dia, com calma e uma boa música e intercalando com aulas de ballet ministradas por um profissional 2 ou três vezes por semana, é suficiente para alcançarmos resultados inacreditáveis.

Agora vamos ver alguns exercícios que a Mary Helen preparou para a Natalie Portman e tentar fazer em casa?

1. Alongamento Essencial: O alongamento mantém os músculos longos e esguios, por isso é uma parte importante da construção do corpo de um bailarino, diz Bowers .

Como fazer: Deite-se de costas e levante uma perna. Use as mãos para puxar o tornozelo suavemente em direção a sua cabeça. Se esforçar para esticar os joelhos por todo o tempo. Repita com a outra perna.

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2. Braços e postura: Postura perfeita e graciosa e braços tonificados são qualidades clássicas da parte superior do corpo de uma bailarina, diz Bowers .

Como fazer: Sente-se no tapete com as pernas estendidas para a frente e coloque as mãos atrás dos quadris, com os dedos voltados para fora. Levante os quadris para cima, tentando sair do tapete, com os cotovelos esticados, mantendo o peito aberto e pescoço alongado. Volte curvando um pouco os cotovelos. Eleve novamente o quadril (por flexão), alongando dos cotovelos, mantendo o estômago forte (costelas e abdome contraídos) e quadris elevados durante todo o tempo. Repetir 30 vezes.

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3. Exercícios abdominais: Para uma bailarina, o centro de equilíbrio é tudo, diz Bowers. É por isso que os exercícios abdominais do ballet devem servir para um propósito duplo: nivelar o estômago enquanto fortalece os músculos abdominais que são a base de seu equilíbrio.

Como fazer: Deite-se de costas com os braços abertos na segunda posição, joelhos levemente dobrados. Contraia o abdome como se você fosse levantar a parte superior do corpo, trazendo os braços acima da cabeça. Feche e abra os braços. Repetir 30 vezes.3

4. Fortalecer Bumbum: Um bumbum de bailarina, bem tonificado, forte e durinho, não só ajuda a ficar surpreendente num jeans, como também pode ajudar a prevenir lesões.

Como fazer: Comece em posição de “quatro apoios” e certifique-se de que você tem um apoio confortável sob os joelhos. Traga um joelho em direção ao seu peito e, em seguida, estique a perna para trás em arabesque, mantendo o joelho bem reto. Puxar através de seu abdome e levantar a perna bem alta contraindo o bumbum, em direção ao teto. Repita 30 vezes e, em seguida, alterar as pernas.

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5. A Ponte: bailarinos são conhecidos por terem pernas incrivelmente fortes e magras. Este exercício tem como alvo fortalecer a parte do interno, posteriores e central de pernas e glúteo, ajudando a alcançar um corpo de bailarina.

Como fazer: Deite-se de costas com o abdome contraído, os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão (para iniciantes pé inteiro no chão, para avançados pés em meia ponta). Esticar uma perna e esticar a bem ponta em direção ao teto. Manter o abdome contraído e levantar os quadris do chão, tentando manter os joelhos juntos. Abaixe os quadris, mas sem encostar totalmente no chão e levante novamente. (Cuidado pra não fazer força nos braços!!!) Completar 30 repetições com uma perna e, em seguida, alternar para a outra.

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E aí, gostaram? Vamos fazer?

Curtam e compartilhem!

Bjs, Laura.

Fonte: Elle Magazine

1 Comment

  1. Esther Evelyn S. C. says: Responder

    Amei!!! Vou fazer!! Ah e eu amei também seu blog! Nossa muito bom mesmo!

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