Sapatilha de Ponta – O Começo

Olá pessoal!

O post de hoje é mais voltado para quem está começando o uso das sapatilhas de ponta, sejam adultos ou adolescentes, que ainda não tem aquela prática de escolher, costurar, o que usa pra deixar confortável, etc. Vou tentar fazer de forma bem prática e didática. Vamos lá? Primeiro as dicas depois as imagens tipo “resumão” lá no final, ok?

Dica 1: Encontre a sapatilha adequada ao seu pé!

Fizemos um post bem completo com dicas para você encontrar a sapatilha perfeita, basta clicar AQUI.

No começo não é fácil, pois como você não está acostumado a colocar a sapatilha de ponta no pé e não tem muita referência e nem opinião formada sobre o assunto “conforto da ponta”, acaba achando que tem que ser qualquer coisa dura e que come os seus pés, já que vai doer de todo jeito, e acaba comprando o que tiver mais fácil/barato. Grande erro! Por isso, o ideal é que você faça essa busca acompanhado de seu professor ou profissional da área que entenda do assunto. E PROVE TUDO COM PONTEIRAS!

Dica 2: Escolha  uma ponteira que te deixe confortável e segura.

A ponteira é uma escolha pessoal. Algumas pessoas gostam de sentir o chão quando dançam, sentem mais estabilidade então preferem ponteiras mais finas como as de pano, elastano ou mistas. Já outras pessoas, como eu por exemplo, preferem algo mais macio, que não deixe sentir o gesso. Eu prefiro as de silicone/gel, que acho mais confortáveis. E tem ainda as mistas que tem silicone revestido com tecido. As melhores na minha opinião (e no meu pé) são as de gel, que são um achado DA VIDA, olha a SUPER DICA: sabe aquelas biqueiras de gel/silicone que vendem na farmácia ou em lojas de ortopédicos? ISSO! Uma DE-LI-CI-A! rsrs (Uso a da SÓ PÉS, além de me sentir muito confortável, tem um preço muito bom!)

Dica 3: Costurar elásticos e fitas!

Bom, não é todo mundo que sabe, mas bailarino que se preze tem que se virar, né?! rsrsrs

Lista de coisas que vai precisar e é bom já comprar para sempre levar na bolsa de ballet.

  • Agulha (não precisa ser daquelas minúsculas, pode ser uma maiorzinha e mais grossinha)
  • Linha grossa (Priorizar cores neutras como branco, nude, salmon clarinho ou rosinha) – quando não tenho em casa uso fio dental mesmo, o mais fino que tiver, é ótimo!
  • Elástico bege ou transparente com bege.
  • Fitas da cor da sapatilha.
  • Isqueiro ou fósforos: para queimar as bordinhas das fitas, evitando que desfie.
  • Tesourinha

A maioria das lojas no Brasil já dá um kit (elástico + fita) junto com a sapatilha.

Tem vários tutoriais no youtube ensinando como costura, posição, etc., gosto desse aqui da Luiza Yuk, sempre vejo as dicas do canal dela e me ajudam muito. Sigam lá!

Quem não é muito boa de costura, não tem tempo, paciência, etc., pode pedir ajuda no Atelier Lyla Burity, que ela faz rapidinho! Basta ligar e dar um pulo no Atelier e ela costura pra você na hora. (Além de ser servida com um cafézinho maravilhoso e um brownie INCRÍVEL, enquanto espera e você ainda pode comprar os saquinhos de sapatilha ou encomendar personalizados)

Dica 4: Familiarize-se com sua sapatilha nova

Coloque a sapatilha no pé, já com meia e ponteira e teste um pouco mais. Faça alguns elevés e pliés, se for a primeira vez que sobre numa sapatilha faça devagar e com apoio! Tente fazer 8 elevés de 6ª posição e mais 8 de 1ª posição. Isso já vai fazer você entender como funciona a ponta. Suba e desça devagar, concentre-se na postura, com as duas mãos em algo que funcione como barra.

Esses exercícios básicos na ponta também vão fortalecendo um poucos seus pés e vão te ensinar a balancear o peso, que deve estar bem distribuído nos dois pés e, claro, conhecer o funcionamento do seu corpo com a ponta.

Você deve prestar atenção em alguns pontos, como por exemplo:

  • Tornozelo: dói? Tem cãimbra? Está instável?
  • Dedos: dói muito? Aperta? Unhas grandes?
  • Joanetes: Avalie se está apertando demais, se a caixa não está pequena pro seu pé ou se é só no impacto ou atrito.
  • Elásticos e fitas: estão seguros? Ou a sapatilha está saindo do pé?
  • Postura: Olhe no espelho ou peça pra alguém gravar com o celular enquanto você faz os exercícios, observe se sua coluna está no lugar, se os joelhos etão esticados, pois alguma dor posterior vai aparecer se você não cuidar da postura!

Isso vai te mostrar quais são as próximas necessidades: retocar as costuras, trocar a ponteira por uma mais grossa ou até mesmo usar duas, usar protetores de dedos ou de joanetes, cortar as unhas ou apenas lixar, cobrir as costuras com um pedacinho de esparadrapo caso os nós estejam pegando, etc.

Os exercícios em casa são importantes, principalmente se você só faz 1 ou duas aulas por semana, mas nada de exagero hein? Faça apenas o básico e o que te faz sentir segurança pra não se machucar desnecessariamente.

Dica 5: Cuidados e conservação

Sobre costura na ponta e colar um pedacinho de couro, acho que pra iniciantes na ponta não é necessário, pois isso é mais pra quem usa muito, todos os dias, etc. Mas vale consultar seu professor pra saber a opinião dele. As vezes a costura da ponta ajuda na estabilidade do balance, então tem professores que indicam.

Após usar a sapatilha, deixe “tomando um ar”, ou até um solzinho leve. Pra evitar que acumule umidade.

Guarde e transporte em saquinhos de tecido, de preferência, para que elas sempre respirem, deixar em sacos plásticos vai gerar odores.

Guarde as ponteiras de gel/silicone num potinho com talco, algumas não podem ser lavadas! Eu misturo talco de bebê com um pouco de pó de pé mesmo, pra evitar qualquer tipo de mau cheiro.

Se estiverem muito sujas, passe um paninho umedecido com álcool e esfregue a sujeirinha, as fitas podem ser lavadas com sabonete liquido ou detergente tranquilamente, na pia mesmo.

Agora vamos às imagens:

 Ponteiras de tecido (com um pouco de elastano)

ponteira tecido Ponteira de Tecido (com elastano)

Ponteira Mista (Silicone revestido com elastano – parece neoprene quando vc aperta)

ponteira repetto

Ponteiras de silicone 

ponteira silicone ponteira silicone2

ponteira silicone 3

Ponteira de gel (também pode achar pelo nome de biqueira de gel ou silicone – uso a da SÓ PÉS)

biqueira

Outras dicas pro conforto: Protetores de dedo e de joanetes

dedeiras

protetor dedojoenateira

Dicas para cobrir a costura da sapatilha (evita que fique pegando na meia ou arranhando os calcanhares)

Pedacinho de esparadrapo!

FullSizeRender (3)

Saquinhos para guardar sapatilha, do Atelier Lyla Burity, uso os mesmos saquinhos para as sapatilhas de meia ponta! E muitos outros…

FullSizeRender (1)

É isso gente! Espero que tenham gostado e sanado algumas dúvidas!

Pra quem tá começando acho que é isso, mas se tiverem mais dúvidas ou sugestões, mandem pra gente!

Curtam e compartilhem, bjs!

3 Comment

  1. ameeeei as dicas! não tinha noção nenhuma de sapatilha de ponta, agora vai ficar mais fácil na hora de escolher a minha!! ♥

  2. Adorei as dicas super me ajudaram.

  3. Muito bom!Obrigado pelas dicas!💗

Deixe uma resposta