Ballet de Repertório

Você sabe o que é e como surgiu o Ballet de Repertório?

 

Olá pessoal!

 

Tudo bem com vocês?

 

Com esse clima gostoso de final de ano tem muita gente aqui dançando em espetáculos, né?

Mas vocês sabem o que é e como surgiu o Ballet de repertório?

O Ballet de repertório, ou ballet d’action, é o tipo de ballet que contém uma história dentro dele, que é representada através das danças. Mas não é só isso, há toda uma estrutura de peça teatral.

Esse tipo de Ballet precisa contar com um número razoável de bailarinos e coreografias para ser executado. É um conjunto de coreografias querendo contar uma história com começo, meio e fim.

Os Ballets de repertório contam uma história usando a dança, a música e a mímica. Foram montados e encenados durante o século XIX, e até hoje são remontados com as mesmas músicas e suas coreografias de origem, baseados no estilo da escola que vai apresentá-lo.

São um verdadeiro patrimônio da Humanidade. Seguem tradicionalmente sua criação. No palco se apresentam os grandes bailarinos, o corpo de baile: normalmente as sequências de passos não podem ser mudadas. Exemplo: se a cena 1, tem um adágio, não se pode retirar para colocar um alegro.

Quem faz ou já fez parte do mundo do ballet, sabe a emoção que é dançar alguns ballets famosos como Giselle, Lago dos Cisnes, O Quebra-Nozes e muitos outros.

Segue uma lista dos mais famosos Ballets de repertório:

 

Confesso que Quebra Nozes é um clássico inigualável, sonho em dançar Giselle e a Bela e a Fera, Jewels…e vocês?

 

Quais os preferidos? Quais já dançou?

Conta para a gente nos comentários!

 

Beijos!

1 Comment

  1. Que bacana nesse ano estou tendo a oportunidade de apresenta A Bela e a Fera, que tive o prazer de representar a fera :).
    E por uma outra cia de dança estou dançando ballet Esmeralda com corpo de baile.

    Meu prediletos São :
    Logo dos cisnes
    A bela ela e a fera
    Quebra Nozes

Deixe uma resposta