BALLETERAPIA

BALLET PARA FINS TERAPÊUTICOS.

Quem nos acompanha há algum tempo, ja percebeu que sempre falo o quanto o Ballet é um exercício para todos os tipos de pessoas, de todas as idades, sexo, peso, limitações fisicas ou não, pois o Ballet restaura muito mais do que apenas coordenação motora e musculatura. (alguns benefícios do ballet você pode ler nesse post AQUI)

O Ballet restaura ALMAS.

Finalmente, depois de muitos anos falando, estudando, buscando pessoas, agora existe oficialmente! Estou estasiada de felicidade!

Finalmente o Ballet foi reconhecido como algo para a vida das pessoas, algo auxiliar no tratamento, para ajudar seja na reabilitação de movimentos, seja no fortalecimento, seja no tratamento de uma depressão, seja na ressocialização das pessoas. Lindo demais!

Gostaria de apresentá-los, oficialmente:

BALLETERAPIA

O Balleterapia consiste em um método no qual a técnica do ballet clássico foi adaptada com base em fundamentos de anatomia e fisiologia muscular. O método foi criado e desenvolvido por Priscila Monsano, bailarina, fisioterapeuta e bióloga. Há 17 anos atuando na área, nos últimos anos ela dedicou-se a pesquisar formas para que a prática do ballet pudesse ser utilizada como alternativa de atividade física segura e benéfica à saúde com finalidade terapêutica.

O método é indicado para qualquer idade, inclusive para a terceira idade e para pessoas que apresentam lesões crônicas, como transtornos internos de joelho e problemas moderados e severos de coluna (escolioses, hipercifoses, hérnias de disco).

No Balleterapia os movimentos do ballet foram redesenhados, respeitando o limite corporal de cada indivíduo, inclusive as limitações articulares e os desgastes cartilaginosos naturais já existentes em um público de idade avançada.

Assim, constituiu-se em um método inovador e seguro que une o prazer da dança e da arte do ballet clássico à saúde, proporcionando, de forma inclusiva, todos os benefícios de uma aula de ballet, como bem sabemos: amplitude de movimentos articulares, flexibilidade, ganho de força muscular, treino de propriocepção e treino de memorização.

A prática das aulas, além de seguir metodologia própria, é sempre conduzida ou supervisionada por um bailarino fisioterapeuta ou profissional habilitado na área da saúde, com atenção à anatomia e à fisiologia muscular de cada praticante e utiliza-se piso flutuante estruturado com amortecedores de impacto.

Benefícios/possibilidades imediatas:

 – Praticar o Ballet para ganho de fortalecimento muscular, amplitude de movimentos, flexibilidade, treino de coordenação motora e memória;

 – Fazer uma atividade física saudável, relacionada à arte e à cultura, além do convívio social .

 – Ao adulto que já estudou Ballet em alguma fase de sua vida, resgatar essa experiência retomando seu condicionamento físico e agregando novos benefícios;

– Ao adulto que nunca praticou ballet, realizar esse objetivo independentemente da idade, de forma segura.

 

Para mais informações e para marcar uma aula experimental, acesse: https://www.balleterapia.com.br/

 

Bjos,

Laura

1 Comment

  1. Olá, boa tarde eu fiquei interessada, como faço para tet informações. Fiz várias cirurgias de coluna, e estou sem força muscular !!!

Deixe uma resposta