5 Motivos pelos quais Ballet é bom PARA TODO MUNDO

Ballet para todos, SEMPRE!

Conheçam (mais) 5 motivos pelos quais o Ballet é uma boa atividade fisica para todo mundo!

1. POSTURA, POSTURA, POSTURA!

Você sempre reconhecerá uma bailarina em meio a multidão, pela sua imaculada postura. Lembra da sua avó dizendo para você ficar com as costas retas? Estudos comprovam que os benefícios de uma postura ereta não são apenas físicos. Tem também uma grande vantagem psicológica. Além de se sentir mais alto (e mais magro!), levantar suas costas para manter uma postura mais ereta aumenta a clareza mental, a energia e, o melhor de todos, transmite auto-confiança e autoridade. E quem não precisa de um antídoto para todas as quedas súbitas que levamos na vida ? O Ballet constrói uma postura incrível e que faz você parecer e se sentir feliz e seguro!

2. EQUILÍBRIO

O Ballet literalmente te ensina como se manter de pé nos seus dois pés (ou em um pé só, em alguns casos). Se você está de sapatos baixos, saltos altos ou tênis, não importa, o tempo dedicado ao Ballet vai ajudar você com todos os atos de equilíbrio do dia a dia. O trabalho feito no Ballet desenvolve a musculatura dos pés e aumenta sua consciência para atos que parecem pequenos como “ficar de pé”. Ao mesmo tempo, o Ballet nos ensina a “colocação corporal”, que é a combinação da mecânica corporal com o alinhamento, nos ajudando a controlar cada movimento que fazemos, acrescentando equilíbrio a todos os nossos atos.

3. FORÇA DO CORE 

As pessoas geralmente admiram os braços e pernas alongados dos bailarinos, mas o que leva a essa aparência de graça física é a força bem desenvolvida do CORE (que é nosso centro, conjunto de músculos abdominais profundos que nos “segura”) . O Ballet (e o ballet todos os dias) nos ensina como iniciar e sustentar um movimento usando os músculos abdominais profundos. O desenvolvimento da força e consciência do core também nos ajuda a diminuir a dor nas costas, porque passamos a distribuir melhor o peso. Alguns alunos dizem que se concentrar nesta região traz uma sensação feminina e poderosa.

4. FLEXIBILIDADE

A flexibilidade ajuda a proteger nosso corpo de lesões e essa é uma das grandes coisas que o ballet oferece. Ao contrário do alongamento “estático” ou “passivo”, o Ballet trabalha e melhora a flexibilidade através do movimentos. Isso significa que os músculos estão se alongando e se fortalecendo simultaneamente. A técnica do Ballet trabalha o corpo integralmente, de forma funcional e em extensão, produzindo músculos longos, mais magros, definidos e flexíveis que nos trazem uma sensação maravilhosa!

5. CONSCIÊNCIA

Ballet é uma técnica com muitas camadas de complexidade. Exige, ao mesmo tempo, atenção focalizada e generalizada, como pode? Assim como a yoga segue a respiração, o Ballet limita a consciência total do corpo através da relação dos movimentos com a música. O bailarinos vão a fundo dentro de seus corpos para sentir os detalhes da técnica e, fazendo isso, descobrem muito mais de si mesmos, tanto física quanto mentalmente! O Ballet é uma linda jornada para dentro do nosso corpo!  Uma linda jornada de auto-conhecimento. A técnica oferece uma forma de orientação estruturada que nos ajuda a apreciar os movimentos e entender a capacidade de mover-se e realmente desfrutar do que nosso corpo pode fazer por nós.

 

Sempre bom lembrar os motivos para escolher essa atividade que amamos tanto, né?

Compartilhem!

 

Beijos,

Laura

 

Based on: Everydayballet.co post.

 

Deixe uma resposta