Tipos de Fitas
22 de setembro de 2019
Por Laura Burity
0

Para sapatilhas de ponta

As fitas na sapatilha de ponta não são somente estéticas, elas tém uma. função técnica e de suporte do tornozelo, mantendo a sapatilha de ponta no pé da bailarina e lhe prooporcionando mais suporte na execução dos movimentos com o corpo verticalizado.

Inclusive a amarração das fitas segue os ligamentos cruzados dos pés, por isso cruzamos na frente, na região do colo (ou peito) de pé.

Da esquerda para a direita temos na foto acima:

1. Fita de cetim, comum. É a fita tradicional, pode variar a cor (tonalidade do cetim) e a intensidade do brilho dependendo da marca e também da cor da sapatilha. Deve ser da mesma cor da sapatilha. É mais firme, pois não tem elasticidade nenhuma e consequentemente traz mais suporte ao tornozelo. Para fase de formação geralmente é a mais indicada pelos professores, por dar mais suporte ao tornozelo,mas também segue sendo a preferida de bailarinas profissionais ou com muita mobilidade de tornozelo. Esta que vcs estão vendo é Fita de cetim salmon da Grishko;

2. Fita elástica ou cetim elástico, é a fita totalmente stretch. Elástica mesmo. Esteticamente fica muito bonita, não sobra tecido e algumas pessoas acham mais fácil de amarrar. Algumas têm um lado mais brilhoso e outro mais fosco. Há quem costure inteira, de um lado a outro do pé, para não precisar amarrar, só enfiar o pé e ajustar no tornozelo. Ela não dá o mesmo suporte que a fita inteira de cetim, claro, por ser elástica, flexível. Então não costuma ser indicada para meninas em fase de formação ou que tenham muita projeção do tornozelo, hipermobilidade ou outros fatores de risco, pois este tipo de fita não traz muita sustentação ao tornozelo, esta da foto é a Stretch Ribbon da Bloch;

3. Fita com pedaço elástico, é essa que tem um pedaçinho de elástico no meio e que fica bem no tornozelo na hora da amarração. O bom dela é que o cetim comum ajuda bastante na sustentação e, ao mesmo tempo, o elástico no tornozelo não deixa que os tendões fiquem apertados ou sobrecarregados, além de também não deixar aquela sobrinha de pano no tornozelo, reduzindo o impacto na região, acho que ela é o combo perfeito. Ela é bem indicada para quem tem tendinite ou sensibilidade nos tendões e tornozelo de forma geral. Esta da foto é a T.L.C Ribbon (tendon loving care) da Gaynor.

Qual a preferida de vocês?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Laura Burity

Laura Burity
A Laura do Nas Pontas.

Pós-graduada em Ensino de Ballet Clássico e pesquisadora de Sapatilhas de Ponta. Fitter formada e especializada pelas principais marcas de ballet do mundo.

Advogada, especializada em Direito do Trabalho e Internacional do Trabalho, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Especializada em Comunicação e Relações Públicas, empreendedora, pesquisadora e comunicadora de ballet clássico.

Já formou mais de 250 fitters no Brasil, America Latina, Estados Unidos e Europa!