Para começar o ballet adulto
12 de junho de 2016
Por Laura Burity
0

Oi gente!

Passado o carnaval, a maioria dos brasileiros começa a computar o real início de ano, não é?

E que tal começar o ano fazendo ballet?

Esse post é dedicado à minha amigona Fê (Fernanda Seskiene), que há muito tempo tem vontade de fazer ballet, mas nunca dá aquele start, nunca sabe por onde começar, etc. 

Agora vai hein? Vamos tirar algumas dúvidas recorrentes das pessoas que, como a Fernanda, têm antes de começar as aulas. Todas as pessoas mesmo, ok? Homens e mulheres, adolescentes, adultos, idosos. O ballet tem benefícios para todos de todas as idades!

Inicialmente, você precisa ESCOLHER UMA ESCOLA de ballet. Para isso, vou colocar no final (pq é grande!) uma lista com algumas escolas na cidade de São Paulo, para que vocês agendem aulas experimentais etc. Vou separar por região, mas se você quiser, te mando a planilha completa do ESTADO DE SÃO PAULO, pra você classificar seja por nome, região, whatever. Basta colocar seu e-mail aí nos comentários, ou mandar e-mail pra gente! Priorizei São Paulo apenas por morar aqui, mas se vocês quiserem posso fazer listas de outras cidades e estados do Brasil, dependendo da necessidade de vocês, ok? Qualquer dúvida ou sugestão, manda pra gente!

É MUITO importante fazer aulas experimentais em quantas escolas for possível, pra você entender como é o ritmo da escola, das aulas, se são mais livres ou mais presas a métodos, se são mais ou menos formais, se tem roupas específicas, exigências, etc. E mais, vale a pena testar os caminhos né? Algumas escolas são legais, mas muito fora de mão, outras são menos legais, mas são mais baratas ou ficam do lado da sua casa ou trabalho e, como somos adultos, temos que pensar em tudo isso, pois a grande maioria de nós trabalha no horário comercial.

O Ballet é um exercício incrível e completo, trabalha corpo e mente trazendo benefícios incalculáveis. Já postei uma vez no nosso instagram uma imagem resumindo os benefícios do ballet, mas vou citar mais alguns, já que a idéia é que você leia esse post, pegue o telefone e comece a agendar aulas. E pasmem: o ballet clássico foi considerado um dos exercícios físicos mais completos do mundo, ultrapassando a natação! 

Um importante estudo da Universidade de Hertfordshire, no Reino Unido, comparou o desempenho de membros da famosa academia Royal Ballet com o de nadadores da seleção olímpica britânica. Os bailarinos apresentaram melhores resultados em sete de dez medidas de condicionamento físico analisadas, principalmente nos aspectos do equilíbrio psicológico, flexibilidade e equilíbrio corporal.

Separei 10 benefícios básicos trazidos pelo ballet:

  1. Estimula condicionamento cardiovascular (aumenta a resistência e fortalece o coração!);
  2. Melhora a postura;
  3. Aumenta e fortalece os músculos;
  4. Trabalha em todo o tempo a musculatura abdominal, diminuindo medidas (a postura do ballet é quase que um abdominal eterno);
  5. Trabalha a flexibilidade;
  6. Promove bem-estar, pois atividades feitas com música liberam mais endorfinas;
  7. Promove sua consciência corporal (te faz perceber músculos que você nao sabia que existiam);
  8. Trabalha sua agilidade e exatidão de movimentos;
  9. Melhora (e muito!) sua coordenação motora para grandes ou pequenos movimentos.
  10. Sem contar os benefícios que esses benefícios trazem. Por exemplo, melhorar a postura imediatamente te livra de algumas dores de coluna; fortalecer músculos e melhorar a flexibilidade evitam dores de joelho e tornozelo que são causadas por deficiências de cartilagem, pois você passa a equilibrar melhor a distribuição do peso na sua forma de andar; tem também o fato de você ter muito mais consciência corporal e coordenação motora, o que melhora muito a sua percepção de pequenas lesões, pois você passa a perceber os músculos, ossos, nervos e tudo que trabalha quando você faz mínimos movimentos, sabe? Você conhece melhor o seu corpo, seus alcances e limitações, se sente mais forte e com mais disposição.

Outra coisa legal: o ballet ajuda muito na perda de peso de forma saudável, por ser um exercício extremamente funcional, aliás, varios tipos de dança ajudam na perda de peso. Sempre pensando em conjunto com uma alimentação mais saudável e consciente, né! E também tem a questão da <strong>memória e concentração, que, pra mim, foram os benefícios que mais percebi desde o começo! (Fora o fato de conseguiur correr mais de 5km, duas voltas no ibirapuera conversando, pois eu era dessas super atletas que não corria nada, qualquer 1km pra mim era sofrido demais).

Tem uma coisa meio pessoal também, muitas pessoas se sentem bonitas com a roupa do ballet, gostam a sensação de estar de sapatilha, sei lá, sonhos de criança ou de adultos mesmo e gente, trabalhar a auto-estima também conta muito né? Para muitos o ballet funciona como terapia!

Agora vamos falar do que precisamos (da parte material) para começar. Depois de conhecer as escolas, gostar, escolher, você vai precisar comprar umas coisinhas como sapatilha, collant, meia-calça E GRAMPOS! Na verdade mesmo, acho que o principal para começar é a sapatilha, o resto você pode ver como se sente melhor e escolhe uma roupa confortável.

Também tem outra coisa, quando você começar a conhecer as escolas, vai ver mais ou menos como as pessoas se vestem, tem modinhas para cada estilo, mas o tradicional é sempre bem-vindo! E para quem quer ir já vestida (o) de bailarina (o), seguem as dicas:

Para escolher sua sapatilha meia ponta, você deve ler esse “post sobre sapatilhas de meia ponta” onde eu falei tudo sobre elas, materiais, cores e modelos. O ideal é você ir em uma loja de Ballet e PROVAR as sapatilhas, fazendo movimentos e meia ponta e flex, agacha no chão, faz aquele plié, etc., pra sentir o conforto! E também lembrar que o ideal é comprar um número maior.

GRAMPOS! Alguns grampos e uma boa xuxinha de cabelo para fazer um coque!

Daí você vai precisar de um Collant. Se for o seu primeiro collant, priorize cores e modelos mais básicos. Depois, quando você tiver vários, pode dar uma inovada nas cores.

No caso dos homens ou meninos, você vai precisar de um suporte, ou não, dependendo do shorts ou calça que vai usar. Também devem provar e priorizar o conforto.

E então chega a vez das meias-calças. Para quem gosta, a meia dá aquela sensação de segurança. Não se limite nas cores por vergonha, ok? Se gosta de meia rosa, use, se gosta de meia salmon, use, se prefere as pretas, use! Só é importante ser meia calça de ballet mesmo, pois são de um material diferente. Você tem também a opção de ter uma meia conversível, ou já sem o pé, ou também as inteiras.

Pra quem quiser, também tem os demais acessórios como saias, shorts, calças ou macaquinhos, polainas, casaquinhos e etc, mas isso vai de acordo com suas necessidades e, como sempre digo: priorize seu conforto!

Alguns exemplos diversos: (haviam muitas imagens aqui, vou recolocar as que conseguir!)

Se você transpira muito, é legal levar uma toalhinha de mão/rosto, pois a aula de ballet vai te fazer suar bastante! E claro, uma garrafinha de água pra não precisar sair no meio da aula para beber

Esse é o BOM BÁSICO!

As demais necessidades vão aparecendo para cada um, e olha, essas roupas de ballet, cacarecos, cada um vai pegando de acordo com a moda da escola, indicação de professor etc., então vai no básico pra começar e depois investe no que você realmente gosta, até porque materiais de ballet não estão na classificação das coisas mais baratas a se comprar.

Vamos resumir essas dicas?

Dica 1: Confira os sites das escolas/estúdios de ballet e tente encontrar o dress code. (Para adultos é difícil isso acontecer, mas alguns exigem collant preto, meia rosa/salmao e sapatilha, o básico, sem erros.

Dica 2: Prenda seu cabelo em um coque! (Para que ele nao fique caindo sobre os olhos ou tirando seu foco)

Dica 3: Compre meias-calças específicas em lojas de ballet. (As meias de ballet são feitas de materiais mais resistentes, são mais grossas, não vão ficar facilmente soltando fios ou desfiando)

Dica 4: Não se desespere para decorar todas as palavras do dicionário francês, é normal ficar um pouco perdida no começo, pois o ballet envolve muitos movimentos que seu corpo não está acostumado a fazer, por exemplo, usar de maneira igual esquerda e direita. (Rapidamente você começa a pegar as sequencias e sentir o corpo e coordenação mudando)

Dica 5:ETIQUETA: Nunca fique conversando com os colegas de classe durante a aula de ballet, isso atrapalha muito o foco e você dificilmente vai decorar as sequencias se ficar falando, fora ser um desrespeito com seu professor. E NÃO atenda ou fique falando no celular, deixe-o no silencioso dentro da bolsa, por favor!

Dica 6:Conheça bem os seus pés, preste atenção neles, mesmo nas dores que você irá sentir, pois com o tempo você passará a amá-los. (Eu sempre tive um pé horrível PARA A VIDA NORMAL, mas para o ballet me fez achá-lo lindo! Isso é o ballet no momento terapia)

Dica 7: Alguns estúdios indicam ou até exigem tipos de sapatilhas, mas para o ballet adulto isso dificilmente acontece. Priorize seu conforto e o que favorece seu pé em beleza e liberdade de movimentos!

Dica 8:</strong> Nunca compre sapatilhas de ballet pelo menor preço. Nunca.

E, claro: divirta-se! O importante no ballet adulto, como em qualquer exercício físico é estar feliz, sentir prazer em ver seu corpo se mexer cada vez mais e melhor!

Espero que tenham gostado e já estejam convencidos a começar!<

Curtam e compartilhem, bjs!

Laura

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Laura Burity

Laura Burity
A Laura do Nas Pontas.

Pós-graduada em Ensino de Ballet Clássico e pesquisadora de Sapatilhas de Ponta. Fitter formada e especializada pelas principais marcas de ballet do mundo.

Advogada, especializada em Direito do Trabalho e Internacional do Trabalho, com MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Especializada em Comunicação e Relações Públicas, empreendedora, pesquisadora e comunicadora de ballet clássico.

Já formou mais de 250 fitters no Brasil, America Latina, Estados Unidos e Europa!